quinta-feira, 25 de julho de 2013

Entidades buscam voluntários para realizar atendimentos


As entidades sociais são responsáveis por atender uma grande parcela da população que necessita de ajuda. Com isso, o trabalho voluntário se torna essencial para que essas associações, Organizações Não Governamentais (ONGs) e institutos consigam desenvolver seus trabalhos da melhor maneira possível. E as entidades sorocabanas estão precisando de pessoas dispostas a doar o seu tempo para ajudar o próximo, em diversas áreas de atendimento. Seja ajudando na organização de um bazar ou, então, atendendo um telefone para escutar os problemas das pessoas, qualquer tipo de trabalho voluntário é sempre muito bem-vindo pelas organizações sociais.

A Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (Abos), por exemplo, organiza sempre bazares da pechincha, onde são vendidos diversos tipos de produtos com preços baixos. Esses eventos são sempre organizados e executados por voluntários, porém, a gerente administrativa da entidade, Ana Lúcia Medolago Teixeira, relata que é necessário que mais pessoas ajudem nesse trabalho. "Trabalhamos com duas turmas por dia, porque os bazares são realizados das 9h às 17h, então sempre precisamos de mais gente", afirma. Além disso, eles têm grupos de voluntários que visitam pacientes dos hospitais da cidade e que fazem oficinas de artesanato, que também estão de braços abertos para acolher mais pessoas que desejem doar seu tempo. Quem quiser se tornar um voluntário da Abos, é só entrar em contato pelo número (15) 3222-1885. A entidade fica na rua João Crespo Lopes, 415, no Jardim América.
Outra instituição social que precisa de pessoas para ajudarem nos bazares é a Oficina de Integração Céu Azul. Segundo a gestora social da entidade, Maria Regina de Carvalho Medeiros, o próximo bazar, que comercializa roupas, calçados e utensílios domésticos - que, inclusive, estão sendo arrecadados -, acontecerá no dia 10 de agosto, na sede da Oficina, que fica na rua Tereza Lopes, 708, na Vila Hortência. Mas, além disso, a instituição precisa de voluntários para trabalharem diretamente com as crianças e adolescentes atendidos. "Precisamos de pessoas para desenvolverem projetos na área artística, como teatro, dança e música, e na área esportiva com as crianças", ressalta. Há também a necessidade de pessoas dispostas a trabalhar na divulgação da Oficina Céu Azul, como na administração do perfil do Facebook da entidade, e na arrecadação de verbas. "Estamos praticamente sem voluntários. O voluntário fica um tempo com a gente, depois surge uma questão nova na vida dele, muda sua rotina pessoal, então, ele vai embora. Estamos numa fase de poucas pessoas auxiliando", diz Maria Regina. O telefone de contato da Oficina de Integração Céu Azul é (15) 3233-1119.

Mais entidades

A Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas) também necessita de voluntários para trabalharem nos eventos promovidos pela mesma. "Organizamos bastantes eventos, em que todos que trabalham são voluntários. Precisamos sempre de gente para a organização, montagem de barracas e vendas, pois fazemos muitas festas, como as festas juninas e julinas que organizamos nesses últimos meses", destaca a diretora da associação, Jeane Lima Collaço. A Amas fica na rua Nova Odessa, 201, no bairro Cidade Jardim, e o telefone é (15) 3222-4646.
Por trabalhar com crianças, o Instituto Humberto de Campos tem uma demanda de trabalhos de lazer desenvolvidos por voluntários. Porém, eles estão precisando de mais gente para realizar esse trabalho. Caso a pessoa tenha experiência em atividades como capoeira, judô e atividades artísticas, por exemplo, pode procurar a entidade, que fica na rua Humberto de Campos, 541, no Jardim Zulmira. O telefone de lá é (15) 3202-8710. Já para quem tem facilidade em simplesmente ouvir as pessoas, o caminho seria se tornar voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O voluntário e responsável pela Comunicação da entidade, José Luiz Húngaro, diz que sempre precisam de novos voluntários, por isso, a cada três meses organizam cursos de capacitação para os que desejem ajudar no CVV. "O próximo curso está programado para outubro. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e estar disponível para ouvir", avisa Húngaro. O telefone da entidade é (15) 3232-4111 e o endereço é rua Doutor Nogueira Martins, 334, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário