segunda-feira, 20 de maio de 2013

Relatório de Projeto de Voluntariado

 

 Toda ação voluntária precisa ser escrita como forma de documento para que o receptor entenda qual o tipo de trabalho e a finalidade do que se está executando. É importante que vocês  redijam este projeto para que fique arquivado no prontuário de cada aluno. Este projeto escrito será necessário cada vez que o aluno ingressar em uma nova instituição para prestar o trabalho voluntário. Abaixo do relatório consta o email para onde deverá ser enviado o relatório e as fotos para arquivo.

 Abaixo os principais pontos de um projeto :

* Apresentação da organização: dados e histórico da entidade proponente, descrição dos projetos já realizados e/ou em andamento, lista de parceiros e apoiadores.

* Resumo: feito depois do projeto finalizado. Deve conter as principais idéias.

* Contextualização: análise da situação, histórico e situação sócio-econômica da comunidade-alvo. Utilização de dados estatísticos ou referenciais.

* Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto.

* Objetivos: geral e específicos; que estão ligados à justificativa e aos resultados desejados.

* Descrição do público alvo: caracterização de quem será atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficiários.

* Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos específicos, são as ações e os resultados que definirão o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos.

* Metodologia: como o projeto será executado, quais modelos ou tecnologias sociais serão utilizados. Como será monitorado e avaliado.

* Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsável pela execução e acompanhamento do projeto e como essa equipe irá trabalhar.

* Parceiros: quem apoiará o projeto ou apóia a instituição.

* Cronograma de execução: ações dispostas em prazos.

* Orçamento: deve ser objetivo e claro, de acordo à disponibilidade do financiador.

* Anexos: relatórios, cartas de apoio, currículo dos profissionais e o que a organização achar necessário para reforçar o projeto.

Quem seguir esses pontos, tentando ser claro em suas necessidades e demandas e buscando especificar claramente o publico alvo a ser atingido, quais recursos necessários e qual objetivo pretende alcançar, com certeza terá meio caminho andado para a aprovação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário