terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROJETOS: MONITORIA SOLIDÁRIA X LEITURA E RESENHA CRÍTICA

Tendo em vista que os alunos participantes do PROGRAMA A UNIESP PAGA só permanecerão no Programa se cumprirem a contrapartida social de 6 horas semanais, divulgaremos 2 Projetos que valerão o cumprimento dessa contrapartida com a vantagem de que ela pode ser cumprida na própria IES ou em casa.
    
No caso do Projeto  Leitura e Resenha Crítica o objetivo de propiciar os benefícios da leitura e da argumentação aos seus alunos, o GRUPO EDUCACIONAL UNIESP está disponibilizando uma BIBLIOTECA DIGITAL com mais de 2.900 obras no PAINEL DO ALUNO.

Ao aluno que ler uma obra disponibilizada nessa Biblioteca Digital, Biblioteca da Faculdade e ou Indicação do Professor, que fizer uma resenha crítica sobre a obra lida e entregá-la ao professor responsável por essa atividade (Professora Soraia ), serão certificadas 6 (seis) horas de atividades complementares e de atividades beneficentes (essas últimas, aos alunos bolsistas e aos alunos FIES participantes do PROGRAMA A UNIESP PODE PAGAR). A resenha crítica é para exercitar a argumentação.

No caso do Projeto Monitoria Solidária, é um programa de apoio e assistência ao aluno e que objetiva sanar deficiências e defasagens de conteúdo, por meio da cooperação e solidariedade entre colegas de turma. A boa fluência no conteúdo e habilidade organizacional para auxiliar os colegas são características primordiais apresentadas pelos monitores selecionados.

As monitorias, que acontecem na Faculdade de Sorocaba durante as aulas (quando a pedido do professor) e em horários extra classes, têm como objetivos:
- proporcionar ao aluno oportunidade de fixar e aprofundar conteúdos, cultivar a responsabilidade, liderança, iniciativa, desprendimento e solidariedade;
- oferecer aos alunos monitorados um atendimento individual, a possibilidade de recuperação da aprendizagem e melhores condições de acompanhamento das aulas, sem nenhum ônus financeiro;
- promover a assimilação dos conteúdos curriculares na turma, o que garantirá melhores condições de desenvolvimento do programa de cada disciplina;
- possibilitar a realização de trabalho voluntário na área da educação.

A carga horária realizada pelo aluno, os horários de encontros com os colegas para a monitoria, a validação dessas horas, ficam a cargo do Coordenador de Projetos Sociais do Comitê FIES da Faculdade. A validação dessas horas de contrapartida social do aluno monitor é feita por formulário anexo . A carga horária também valerá ao aluno como atividades complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário