segunda-feira, 29 de julho de 2013

Trabalho voluntário é importante para o currículo e é diferencial na contratação


O trabalho voluntário, além de trazer benefícios pessoais a quem o pratica, como a satisfação de estar ajudando o próximo, também pode ser uma ótima experiência de preparação para o mercado de trabalho. De acordo com o presidente da Associação de Profissionais de Recursos Humanos (APRH) de Sorocaba, Daniel de Carvalho Luz, muitas empresas consideram o voluntariado como um ótimo diferencial no currículo de seus candidatos, sendo que isso pode até fazer a diferença na seleção. "O profissional passa a ver as pessoas com outros olhos, o que é muito interessante em organizações maiores onde o ambiente é muito competitivo e todos tendem a se voltar para si mesmas", destaca.

O presidente da APRH relata que, em algumas seleções, quando dois ou mais candidatos apresentam características bastante semelhantes, como no caso das habilidades, formação e pretensão salarial, aquele que tenha experiências como voluntário acaba sendo o selecionado. "O voluntariado pode ser grande aliada para abrir portas no mercado de trabalho. Os RHs enxergam o voluntariado como parte da formação profissional e como um facilitador para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento humano e trabalho em equipes, decididamente ter histórico de trabalho voluntário faz diferença no currículo", afirma.
Na hora de escolher qual tipo de trabalho voluntário a pessoa quer desenvolver, Luz orienta que ela siga o que manda o seu coração. "Entendo que qualquer tipo de trabalho solidário é válido, mesmo que fuja do foco profissional. Todo tipo de trabalho é válido porque ajuda a desenvolver características que serão aproveitadas em qualquer área do mundo corporativo", afirma. Além disso, é preciso decidir por uma atividade em que a pessoa se sinta bem e confortável, para que isso não acabe se tornando um fardo. "O essencial é que o profissional se sinta à vontade e que o trabalho com o qual escolher contribuir não tenha o peso de uma obrigação a mais. O mais importante é fazer o que se sente mais habilitado, mais à vontade, em que se sinta útil à sociedade. A importância para o currículo será a mesma", revela.
A coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, Sílvia Maria Louzã Naccache, concorda com as colocações do presidente da APRH. "O voluntariado é uma escolha pessoal, individual e é importante o voluntário saber o que gostaria de fazer, o que tem de melhor para oferecer e o que acredita que faria diferença. Cada voluntário deve pensar quais as habilidades ou talentos que tem de melhor e que deseja compartilhar, e também deve avaliar se pode cumprir o tempo de acordo com sua disponibilidade e com muito comprometimento, respeito e empatia", diz.

ONGs precisam

Em Sorocaba, por exemplo, as entidades estão precisando de voluntários, para ajudá-las nas mais variadas atividades, conforme foi publicado no jornal Cruzeiro do Sul, no último dia 25. Há ONGs, associações e institutos que necessitam de pessoas dispostas a auxiliar na organização de eventos e bazares beneficentes, na promoção de projetos artísticos e de lazer a crianças carentes e também para simplesmente atender um telefone e ouvir os problemas de quem está do outro lado da linha. Algumas dessas entidades que precisam de voluntários são a Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (Abos), cujo telefone é (15) 3222-1885; a Oficina de Integração Céu Azul, telefone (15) 3233-1119; Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas), telefone (15) 3222-4646; Instituto Humberto de Campos, (15) 3202-8710; e Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo número (15) 3232-4111.

Lei

Para definir diretrizes para o que é o trabalho voluntário existe a lei 9.608, em vigor em todo o Brasil desde 1998. A legislação determina que o voluntariado precisa ser uma atividade não remunerada, com "objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade". A medida também informa que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. Além disso, antes de a pessoa iniciar suas atividades, ela e a entidade precisam celebrar um termo de adesão, onde são constadas as condições de seu exercício, que são acertadas entre ambos. Caso o voluntário ache necessário, ele pode solicitar um ressarcimento das despesas geradas no desempenho de suas atividades.
Como não existe nada que regulamente o trabalho voluntário, o gerente da regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Sorocaba, Ediclei José de Almeida, afirma que deve haver um bom senso entre ambas as partes, mas garante que o órgão está de olho. "Se alguém quiser usar o voluntariado de forma a burlar a lei, havendo a denúncia, a gente vai proceder a fiscalização e apurar. Fazemos isso por meio de entrevista com quem está trabalhando, para constatar até que ponto esse voluntariado é realmente voluntariado", define.


Como aproveitar o voluntariado no currículo

- Comece por uma área onde se sinta mais seguro e confortável. Com o passar do tempo, e até devido à restrição de recursos comum a projetos sociais, é provável que você precise contribuir com outras áreas;
- Procure se envolver efetivamente com o trabalho e não fazer da prática apenas um elemento de promoção pessoal. Além do aprendizado ser mais efetivo, a paixão pelo que se faz é mais importante do que a mera informação no currículo;
- No entanto, não deixe de informar no currículo todos os trabalhos dos quais participou, as atividades desenvolvidas e o tempo dedicado a cada um deles;
- Comece cedo. A atuação com projetos sociais voluntários, além de contribuir com o processo de formação do indivíduo, pode auxiliar profissionais em início de carreira que não têm experiência.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Esclarecimentos aos alunos sobre o Programa da UNIESP ®


O Corpo Diretivo da FACULDADE DE SOROCABA – UNIESP® informa que será realizada audiência pública para discutir e debater os problemas relacionados à adesão de alunos da UNIESP ao programa FIES, oferecido pelo Governo, previamente agendada para 06 de agosto próximo, na Câmara Federal.

Esta Audiência é devida à importância deste programa oferecido pelo Governo para o desenvolvimento social, além da qualificação de nossos jovens e acesso mais justo ao ensino superior, causando preocupação aos discentes matriculados na Instituição.

O único meio de evolução intelectual, cultural e social do indivíduo, do cidadão e do profissional que coabita o ser humano é a educação. É ela que gera qualificação para o mercado de trabalho, que gera desenvolvimento, que promove a melhoria na qualidade de vida, que possibilita às novas gerações habitar um espaço, uma cidade, um país e um planeta muito melhores. Fazendo cumprir a sua missão - oferecer Ensino Superior de qualidade a todas as classes sociais, principalmente às mais populares – a UNIESP oferece várias opções de ingresso ao ensino superior, principalmente pelo FIES.

Trata-se de uma oportunidade única para que a UNIESP possa esclarecer, definitivamente, a aplicação, em suas Unidades, desse programa que possibilita a inclusão de jovens carentes no Ensino Superior, que ajudou a promover a recuperação de inúmeras instituições quase falidas e garantir o emprego de milhares de professores e funcionários, além de alavancar a formação nas licenciaturas tão importantes para a educação brasileira.

Como sabemos, na UNIESP, os alunos carentes pagam por seus estudos apenas com sua dedicação e contrapartida social, forma de contribuirmos juntos, Instituição e alunos, para a diminuição da desigualdade social e melhoria das condições de vida da população.

Contamos com a participação e divulgação de todos os alunos, envolvidos neste grande projeto que está mudando o acesso ao Ensino Superior no Brasil.

À Direção

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Entidades buscam voluntários para realizar atendimentos


As entidades sociais são responsáveis por atender uma grande parcela da população que necessita de ajuda. Com isso, o trabalho voluntário se torna essencial para que essas associações, Organizações Não Governamentais (ONGs) e institutos consigam desenvolver seus trabalhos da melhor maneira possível. E as entidades sorocabanas estão precisando de pessoas dispostas a doar o seu tempo para ajudar o próximo, em diversas áreas de atendimento. Seja ajudando na organização de um bazar ou, então, atendendo um telefone para escutar os problemas das pessoas, qualquer tipo de trabalho voluntário é sempre muito bem-vindo pelas organizações sociais.

A Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (Abos), por exemplo, organiza sempre bazares da pechincha, onde são vendidos diversos tipos de produtos com preços baixos. Esses eventos são sempre organizados e executados por voluntários, porém, a gerente administrativa da entidade, Ana Lúcia Medolago Teixeira, relata que é necessário que mais pessoas ajudem nesse trabalho. "Trabalhamos com duas turmas por dia, porque os bazares são realizados das 9h às 17h, então sempre precisamos de mais gente", afirma. Além disso, eles têm grupos de voluntários que visitam pacientes dos hospitais da cidade e que fazem oficinas de artesanato, que também estão de braços abertos para acolher mais pessoas que desejem doar seu tempo. Quem quiser se tornar um voluntário da Abos, é só entrar em contato pelo número (15) 3222-1885. A entidade fica na rua João Crespo Lopes, 415, no Jardim América.
Outra instituição social que precisa de pessoas para ajudarem nos bazares é a Oficina de Integração Céu Azul. Segundo a gestora social da entidade, Maria Regina de Carvalho Medeiros, o próximo bazar, que comercializa roupas, calçados e utensílios domésticos - que, inclusive, estão sendo arrecadados -, acontecerá no dia 10 de agosto, na sede da Oficina, que fica na rua Tereza Lopes, 708, na Vila Hortência. Mas, além disso, a instituição precisa de voluntários para trabalharem diretamente com as crianças e adolescentes atendidos. "Precisamos de pessoas para desenvolverem projetos na área artística, como teatro, dança e música, e na área esportiva com as crianças", ressalta. Há também a necessidade de pessoas dispostas a trabalhar na divulgação da Oficina Céu Azul, como na administração do perfil do Facebook da entidade, e na arrecadação de verbas. "Estamos praticamente sem voluntários. O voluntário fica um tempo com a gente, depois surge uma questão nova na vida dele, muda sua rotina pessoal, então, ele vai embora. Estamos numa fase de poucas pessoas auxiliando", diz Maria Regina. O telefone de contato da Oficina de Integração Céu Azul é (15) 3233-1119.

Mais entidades

A Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas) também necessita de voluntários para trabalharem nos eventos promovidos pela mesma. "Organizamos bastantes eventos, em que todos que trabalham são voluntários. Precisamos sempre de gente para a organização, montagem de barracas e vendas, pois fazemos muitas festas, como as festas juninas e julinas que organizamos nesses últimos meses", destaca a diretora da associação, Jeane Lima Collaço. A Amas fica na rua Nova Odessa, 201, no bairro Cidade Jardim, e o telefone é (15) 3222-4646.
Por trabalhar com crianças, o Instituto Humberto de Campos tem uma demanda de trabalhos de lazer desenvolvidos por voluntários. Porém, eles estão precisando de mais gente para realizar esse trabalho. Caso a pessoa tenha experiência em atividades como capoeira, judô e atividades artísticas, por exemplo, pode procurar a entidade, que fica na rua Humberto de Campos, 541, no Jardim Zulmira. O telefone de lá é (15) 3202-8710. Já para quem tem facilidade em simplesmente ouvir as pessoas, o caminho seria se tornar voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O voluntário e responsável pela Comunicação da entidade, José Luiz Húngaro, diz que sempre precisam de novos voluntários, por isso, a cada três meses organizam cursos de capacitação para os que desejem ajudar no CVV. "O próximo curso está programado para outubro. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e estar disponível para ouvir", avisa Húngaro. O telefone da entidade é (15) 3232-4111 e o endereço é rua Doutor Nogueira Martins, 334, no Centro.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Parceria UNIESP® X Associação Lua Nova



Organização não governamental que iniciou seu trabalho em 2000, com foco em jovens mães e seus filhos em situação de vulnerabilidade social. A Associação Lua Nova é uma Organização não-governamental sem fins lucrativos que nasceu com a missão de resgatar e desenvolver a auto-estima, a cidadania, o espaço social e a auto-sustentabilidade de jovens mães vulneráveis.
Número de Vagas Disponíveis: 50 Vagas
Cursos: Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis
Horário para realização do trabalho:  Manhã/Tarde
Perfil do aluno: Responsável, Comprometido. Que goste de trabalhar com crianças.

- Notas fiscais (como podem fazer de casa, qualquer dia)
Recolhimento de notas - ir ate estabelecimentos, contar sobre a ONG e pedir para deixar Urnas - 10 alunos, qualquer dia, qualquer hora Cadastramento de notas (como não temos urna em nenhum lugar e apenas as notas que pegamos com amigos) - 2 alunos . qualquer dia e hora

- Organização de eventos e campanhas (inclui fim de semana)
Organização desde eventos grandes até eventos menores : desfile, festa junina, dia da beleza, dia da alimentação, etc..  Funções: Ter idéias, captar patrocínio/recurso, organizar tudo, estar no dia do própria
eventos. 20 alunos (pensamos em 2 grupos de 10)

- Atividades no abrigo (inclui fim de semana)
Atividades lúdicas com crianças - 2 alunos por dia de semana . Atividades pedagógicas com mães e atividades pedagógicas com crianças (desde reforço escolar, aula de idioma, aula de redação, etc) - 2 por dia também .

- Escritório
Serviços gerais de escritório: auxiliar a preencher fichas, fazer arquivo, montar apresentações, etc.. - 2 alunos por dia. - disponível: dias da semana, horário comercial (8 as 18 h) - 2 alunos por dia: 10 alunos total

- Comunicação e Marketing
                   Criação de material de comunicação (photoshop, indesign, etc) Tradução de material para espanhol e inglês e dessas línguas pra português gestão de mídias sociais Qualquer dia, qualquer horário - total: 4 alunos.

Informações de Contato:

    Rua Cel. José de Barros, 47    18035-620  - Sorocaba
Telefone  015 3327-5796
E-mail    luanova@luanova.org.br; helena@luanova.org.br

segunda-feira, 8 de julho de 2013

RENOVACÃO DO CONTRATO FIES PARA 2013/2


RENOVACÃO DO CONTRATO FIES PARA 2013/2

Caros Alunos (as):

O aditamento do FIES 2013 é a confirmação do interesse do estudante em utilizar o programa para mais um semestre. Em outras palavras é a renovação e atualização do contrato, que deve acontecer semestralmente, através do Sistema Informatizado do FIES – SisFIES.
 
O processo de aditamento não simplificado é um pouco mais complicado e longo. A Renovação do FIES dos alunos é feita pelo Departamento de Projetos Sociais da Faculdade. Os alunos concederam autorização através de uma lista passada em sala de aula pelos representantes concedendo direitos para que a faculdade pudesse solicitar esta renovação, concordando que irá estudar no próximo semestre na UNIESP.

Depois disso, o aluno, deve retirar o DRM junto ao Departamento de Projetos Sociais. Porém, após retirar o DRM, o aluno precisa comparecer ao Agente Financeiro (Agência Bancária que fez o contrato), acompanhado do seu representante legal com os seus documentos originais, para formalizar as atualizações em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação da solicitação de aditamento.

O aluno que não formalizar a renovação junto ao Banco não poderá cursar o semestre letivo de 2013/2.


Os primeiros alunos começarão a serem chamados a partir do dia 10/07/2013.

Qualquer dúvida o Departamento de Projetos Sociais estará a disposição para esclarecimentos.

Att.